Como aprendemos Inglês?

Hi, there!

Eu não sou um papagaio. O que tem de métodos milagrosos para aprender inglês no mercado hoje... Reflexo da pressa com que as pessoas querem aprender. A filosofia é simples, eu diria "simplista": como é que você aprende a sua língua mãe? Ah... repetindo, imitando a mamãe, o papai, a vovó, etc... Então chegamos a conclusão de que pra aprender inglês precisamos reproduzir as palavras, não é?
NÃO!!!!
O bebê tem uma disponibilidade mental, física, temporal muito diferente da disponibilidade de um adulto. Vejamos. Você ja tentou pedir para um bebê repetir o que você está falando? Ele não vai repetir, a não ser que esta palavra lhe seja familiar, ou ainda você lhe seja familiar, a ponto do bebê querer interagir com você.
O bebê só vai reproduzir a palavra se ela fizer algum sentido para ele.
Dizer que temos que aprender como bebês é uma afronta aos bebês. O processo não é o mesmo para os adultos. Os adultos têm uma outra velocidade de assimilação, outros parâmetros.

O caminho é o mesmo, inclusive o dos bebês, mas é pela inter-ação, pela produção de sentidos. Nesse processo faz-se necessário o uso da língua que inclui os chamados drills (repetições em grupo) e os momentos estímulo-e-resposta imediatos, porem não como uma técnica central para ser usada em todas as aulas. Essas técnicas podem e devem ser usadas com o objetivo final de dar condições ao falante da segunda língua de produzir sentidos em processos de interação humana.

Yours faithfully

Kleber Gonçalves da Silva - Professor de Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário